segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Cigarro é responsável pela origem de oito tipos de tumor maligno

-
A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia veio alertar para a ligação do tabagismo com a origem de tumores malignos em oito órgãos, nomeadamente a boca, laringe, pâncreas, rins, bexiga, pulmões, colo do útero e esófago. Os cancros dos três últimos órgãos citados encontram-se ainda no topo do ranking de mortalidade no Brasil, acrescentou ainda a referida sociedade.
-
"Todas as medidas de prevenção devem ser voltadas para coibir o tabagismo desde o início até a cessação. É importante alertar a população que, quanto mais tempo fumar, mais precocemente começa a maior carga tabágica consumida por dia, e a probabilidade de desenvolver o cancro aumenta progressivamente", explica a pneumologista Ilka Lopes Santoro, presidente da Comissão de Cancro da Sociedade.
-
Ainda segundo a especialista, a nova lei anti-fumo é fundamental no processo de consciencialização dos cidadãos, visto que grande parte dos novos casos de cancro poderiam ser evitados através de mudanças de hábitos e comportamentos de risco.
-
"As campanhas de educação devem começar nas escolas. Além disso, é fundamental estimular que os médicos – tanto pneumologistas quanto clínicos gerais – dediquem pelo menos cinco minutos das suas consultas para explorar o assunto com o paciente e alertá-lo para os malefícios do tabagismo para a saúde", concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: