terça-feira, 17 de novembro de 2009

Gestantes devem cuidar do seu peso para não afectar o bebé

-
O aumento do peso durante a gravidez é normal, mas deve ser um processo gradual pois, em excesso, poderá ser prejudicial para o bebé.
-
Segundo a especialista Eline de Almeida Soriano, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, as razões em causa prendem-se com o excesso de peso nas gestantes, podendo provocar alterações no metabolismo energético, aumento do apetite devido a mudanças hormonais, razões psicológicas e mitos que não correspondem à verdade, como a ideia de que uma grávida deve comer por dois.
-
Os especialistas afirmam que o ganho de peso durante a gravidez é normal, mas ocorre com maior intensidade nas mulheres que já se encontram acima do peso no momento da concepção.
-
"A mulher deve ganhar de nove a doze quilos ao longo de toda a gestação", explica a médica. "É necessário que o ganho de peso seja gradual. É possível que o metabolismo fique mais lento durante a gravidez, mas este também pode aumentar devido à procura energética do feto", acrescentou.
-
O acumular de gordura pode trazer complicações para a saúde da gestante e do bebé, sendo que os principais riscos para a mãe são a hipertensão arterial, diabetes, trombose venosa profunda, riscos cardiovasculares e limitações respiratórias. Quanto ao feto, o peso elevado da mãe pode alterar o seu desenvolvimento devido à macrossomia (excesso de peso no recém nascido), hipoglicemia no momento do nascimento e obesidade na vida adulta.
-
Levando essas complicações em conta, a médica destaca a importância de medidas para o controle do peso na gestação, incluindo a prática de actividades físicas e cuidados com a alimentação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: