sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anticoncepcionais podem beneficiar mulheres com asma

-
Segundo um estudo apresentado no encontro científico do American College of Chest Physicians, as mulheres com asma que não tomam anticoncepcional oral apresentam mais sinais de inflamação nas vias aéreas do que aquelas que tomam a pílula.
-
A pesquisa foi efectuada por cientistas do Canadá, tendo avaliado 17 mulheres asmáticas durante os seus ciclos menstruais, sugerindo que as diferenças nos níveis de óxido nítrico exalado - marcador de inflamação associado à doença - podiam explicar os benefícios da pílula para mulheres asmáticas.
-
De acordo com os autores, as mulheres que não usavam anticoncepcionais orais apresentavam maiores médias de óxido nítrico exalado comparativamente às que tomavam a pílula. Esse efeito poderia ser um indicador de maior inflamação e estreitamento das vias aéreas, factores relacionados com a piora dos sintomas respiratórios.
-
Para além disso foi registado, entre as mulheres que não usavam o método contraceptivo, um aumento nos níveis de estrógeno associado a uma redução do óxido nítrico exalado e um aumento na progesterona que estaria ligado ao aumento desse marcador.
-
Baseando-se nestes resultados, os investigadores especulam que os anticoncepcionais orais possam vir a ter um papel importante no controle da asma em mulheres na pré-menopausa.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: