quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Disfunção eréctil ligada a doença arterial coronária em idosos

-
Estudo israelita afirma que a falta de actividade sexual e disfunção eréctil são comuns em idosos com doença arterial coronária.
-
Segundo os autores do estudo, entre os homens com a doença arterial coronária que são activos sexualmente, a gravidade da disfunção eréctil apenas está associada à idade.
-
A associação entre a disfunção eréctil e a doença obstrutiva coronária já havia sido abordada em estudos anteriores. A nova pesquisa avaliou esta associação, investigando a prevalência de disfunção eréctil em 112 homens com idade igual ou superior a 65 anos e com doença arterial coronária documentada através de uma cinecoronariografia, comparando-os a 11 homens da mesma idade mas sem a doença.
-
Os resultados revelaram que a falta de actividade sexual foi mais prevalente entre aqueles com doença arterial coronária (31,3% contra 0%). Entre os homens sexualmente activos, a disfunção eréctil foi mais prevalente entre aqueles com doença cardiovascular (85,7% contra 72,7%).
-
A idade foi o único factor associado aos valores do questionário Sexual Health Inventory for Males (SHIM) entre os homens sexualmente activos com doença arterial coronária.
-
Outros factores, como o número de artérias obstruídas, diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, utilização em simultâneo de múltiplos medicamentos e estado civil não foram associados à pontuação do questionário em idosos com a doença. (farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Tony Madureira disse...

Sempre pedagógico.

Bom fim de semana.