quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Problemas de sono associados a distúrbio bipolar

-
Estudo norte-americano sugere que problemas crónicos de sono podem desencadear psicose maníaco-depressiva em crianças.
-
O bipolarismo, doença psiquiátrica marcada por fortes variações de humor, já havia sido associada a problemas de sono em crianças.
-
Numa nova pesquisa que avaliou cerca de 300 crianças, a equipa de cientistas da Universidade de Indiana descobriu que um gene denominado por RORB perturbava o relógio biológico, que intensifica o cansaço à noite e o estado de alerta durante o dia, estando associado à condição.
-
As análises revelaram a presença de quatro variantes diferentes do gene que estariam ligadas à psicose maníaco-depressiva.
-
"As nossas descobertas sugerem que os genes do relógio, em geral, e o RORB, em particular, podem ser importantes candidatos para novas investigações na busca por uma base molecular para o transtorno bipolar", afirmaram os autores do estudo num artigo publicado na revista científica BMC Psychiatry.
-
Desta forma, os especialistas sublinham a necessidade de se efectuarem mais pesquisas sobre o gene e assim tentar desenvolver melhores tratamentos para a doença.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente post... Vivendo e aprendendo. Agora eu espero que novas pesquisas sejam realizadas para determinação dessas moléculas etc. Um assunto interessante para estudar é o ciclo cicardiano... Eu tenho impressão que ele funciona de uma forma diferente em pacientes bipolares.