sexta-feira, 17 de julho de 2009

Asma: Stress e depressão pioram sintomas da doença

-
Estudo norte-americano afirma que as crianças e jovens asmáticos que sofrem de stress ou depressão têm uma desregulação do sistema nervoso, piorando os sintomas da doença.
-
A pesquisa foi realizada por investigadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, tendo sido feita uma avaliação da reacção do sistema nervoso autónomo de 90 crianças e jovens asmáticos com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos, sendo que metade deles tinham sintomas de depressão.
-
Os jovens assistiam a cenas de terror, tristeza e alegria, tendo os investigadores notado que aqueles que eram depressivos tiveram uma maior activação do sistema nervoso parassimpático com redução da activação do sistema simpático.
-
De acordo com os autores do estudo, estes resultados apoiam pesquisas anteriores que associaram a depressão ao aumento da actividade da asma, explicando os mecanismos envolvidos nessa relação.
-
Assim, eles aconselham que as crianças que sofrem de asma sejam analisadas para possíveis problemas de depressão.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: