quinta-feira, 30 de julho de 2009

Consumo de morangos associado a um menor declínio cognitivo

-
Segundo diversas pesquisas apresentadas no Berry Health Symposium, nos Estados Unidos, o consumo de morangos pode proteger o coração, reduzir os riscos de cancro e actuar como anti-inflamatório, para além de ser benéfico para o cérebro.
-
O estudo do Projecto Chicago de Envelhecimento Saudável, por exemplo, revelou que os idosos que consomem morangos pelo menos uma vez por mês têm um menor declínio cognitivo. Da mesma forma, um outro estudo demonstrou que as mulheres que consomem mais do que uma porção de morangos por mês tinham uma probabilidade 16% menor de vir a sofrer um declínio cognitivo comparativamente a quem não consumia o fruto.
-
Os especialistas acreditam que as propriedades anti-inflamatórias dos morangos, juntamente com os seus componentes antioxidantes, podem ser os responsáveis por estes resultados pois a maioria dos processos das doenças inicia-se através da inflamação e da oxidação, que provocam danos nas células.
-
"Membranas saudáveis das células nervosas promovem óptima comunicação dentro do cérebro e do sistema nervoso, então prevenir os danos causados pela inflamação e oxidação é essencial”, concluíram os cientistas.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

Obesidade Infantil disse...

Excelente artigo.

Cumprimentos