segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cafeína e aparelhos electrónicos atrapalham sono e concentração

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, o consumo de cafeína mantém os jovens acordados até mais tarde, normalmente ouvindo música, jogando computador ou navegando pela Internet.
-
Através de uma análise de cem jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, com questionários sobre o seu consumo de cafeína e utilização de tecnologia, os investigadores descobriram que apenas 20% dormiam as oito horas por noite recomendadas, e 30% habitualmente estavam sonolentos durante as aulas.
-
Os resultados revelaram que o consumo de cafeína, incluindo também as bebidas energéticas, era 76% maior entre aqueles que se sentiam sonolentos ao longo do dia, sendo que a maioria desses jovens utilizavam alguma forma de tecnologia durante a tarde e noite, incluindo leitores de Mp3, telemóveis e computadores.
-
"Muitos adolescentes usam múltiplas formas de tecnologia da tarde à noite e, ao mesmo tempo, consomem bebidas com cafeína", alertam os especialistas. "A sua capacidade de ficar alerta e completamente funcional durante todo o dia seria prejudicada pela sonolência diurna excessiva”, concluíram os investigadores.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: