domingo, 12 de julho de 2009

Soja pode proteger contra doenças pulmonares

-
Segundo um estudo australiano, consumir elevadas quantidades de soja pode reduzir os riscos de problemas respiratórios, também conhecidos como doenças pulmonares obstrutivas crónicas, como a bronquite crónica ou o enfisema pulmonar.
-
Os autores do estudo destacaram ainda o tabagismo como sendo o principal factor de risco, embora a alimentação tenha também o seu papel no desenvolvimento da doença.
-
A pesquisa avaliou 278 pessoas com doença pulmonar, e 340 sem a doença, todos com idades compreendidas entre os 50 e os 75 anos. Os investigadores constataram que aqueles que não tinham a doença consumiam mais soja por dia, cerca de 60 gramas, comparativamente aos que tinham problemas respiratórios (45 gramas em média).
-
Os cientistas concluíram assim que a ingestão habitual de soja pode ter um impacto importante nos custos dos sistemas de saúde associados com a morbidade e mortalidade da doença.
-
No entanto, eles acrescentam que são necessários mais estudos para avaliar se esses alimentos podem mesmo ajudar a prolongar a sobrevivência de pacientes já diagnosticados com a condição.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: