terça-feira, 7 de julho de 2009

Fármacos para o colesterol podem causar danos musculares

-
De acordo com um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal, os pacientes que recorrem aos medicamentos tradicionais para controlar o colesterol e reduzir o risco cardiovascular (estatinas) podem apresentar danos na estrutura muscular.
-
Os autores do estudo afirmam que as estatinas estão entre os fármacos mais prescritos a nível mundial, mas muitos pacientes desenvolvem fraqueza e dor muscular como efeito adverso ao medicamento.
-
Através da biopsia muscular de 83 pacientes, 20 dos quais nunca tinham tomado estatinas, os investigadores descobriram lesões musculares significativas em alguns dos pacientes que tomavam o medicamento, incluindo aqueles que tinham parado de o tomar antes da biopsia.
-
"Apesar de, na prática clínica, a maioria dos pacientes com sintomas musculares melhorarem rapidamente após interrupção do tratamento, as nossas descobertas apoiam que um subgrupo de pacientes parece ser mais susceptível à miotoxidade associada à estatina, sofrendo danos estruturais persistentes", explicou a pesquisadora Annette Draeger, da Universidade de Berna.
-
Desta forma, os investigadores afirmam que devem ser feitas avaliações musculares em pacientes administrados com este tipo de medicamentos. (farmacia.com.pt)
-