domingo, 5 de julho de 2009

Estudo: Pregabalina reduz dores faciais severas

-
Resultados de um pequeno estudo sugerem que o fármaco pregabalina, comercializado como Lyrica, pode reduzir a dor facial tipo guinada e outros sintomas provenientes de uma condição denominada nevralgia do trigémeo ou nevralgia facial.
-
Esta condição ocorre no nervo trigémeo, que afecta as percepções do toque, da dor e da temperatura na face e no maxilar. As pessoas que sofrem de nevralgia do trigémeo experienciam uma dor facial tipo choque ou guinada que pode ser despoletada por movimentos quotidianos, como falar, escovar os dentes ou mastigar. Poucas medicações aliviam esta condição.
-
A investigadora principal, a Dra. Concepción Pérez, do Hospital Universitário de La Princesa, em Madrid, revelou à Reuters Health que as descobertas sugerem que a pregabalina poderá ser uma terapia de primeira escolha para o tratamento da nevralgia do trigémeo, sob condições reais, porque não só reduz a dor, mas os seus benefícios também se estendem aos sintomas associados de ansiedade e depressão e aos sintomas relacionados com perturbações do sono, de uma forma bem tolerada.
-
A Dra. Pérez e os colegas examinaram o efeito da pregabalina em 65 pacientes com nevralgia do trigémeo que não tinham recebido o fármaco anteriormente e que tinham demonstrado resistência à terapia analgésica anterior.
-
Deste grupo, 36 receberam pregabalina isoladamente e os restantes 29 utilizaram-na em adição à terapia actual, composta principalmente por fármacos anti-inflamatórios não esteróides.
-
Após 12 semanas de tratamento, ambos os grupos demonstraram uma redução da intensidade da dor acima dos 55 por cento. Cerca de 60 por cento dos que responderam à terapia demonstraram uma redução da dor acima dos 50 por cento.
-
No estudo publicado na “Cephalalgia”, também se observaram melhorias significativas numa variedade de outras medidas, incluindo uma redução da ansiedade e da depressão e uma melhoria do sono e do funcionamento.
-
A equipa de investigadores requereu mais estudos, mas concluiu que, apesar da pequena amostra, os resultados suportam a efectividade da pregabalina na melhoria da dor e sintomas de saúde relacionados.(farmacia.com.pt)
-