sábado, 25 de julho de 2009

Tamoxifeno pode ajudar a travar infecções fúngicas

-
Investigadores norte-americanos referiram que um fármaco utilizado para o tratamento do cancro da mama, o tamoxifeno, demonstrou-se promissor na eliminação de infecções fúngicas potencialmente fatais.
-
No estudo, publicado na “Antimicrobial Agents and Chemotherapy”, o Dr. Damian Krysan, do Centro Médico da Universidade de Rochester, e colegas descobriram que o tamoxifeno mata as leveduras em ratos com infecções por Candida albicans.
-
Os investigadores sugerem que o fármaco, utilizado para prevenir a recorrência do cancro da mama, pode matar as células fúngicas e impedi-las de provocar doenças.
-
O Dr. Krysan referiu que ainda é cedo, mas se o tamoxifeno, ou moléculas semelhantes, se revelar um tratamento efectivo contra infecções fúngicas graves, será um acrescento bem-vindo ao arsenal de tratamentos.
-
As infecções fúngicas podem ser fatais para pacientes com baixa imunidade. Os fungos são a terceira causa mais comum de infecção na corrente sanguínea em bebés prematuros, que estão na unidade de cuidados intensivos neonatais.
-
Os investigadores indicaram que a taxa de sobrevivência para as crianças com leucemia linfoblástica aguda é de cerca de 95 por cento, mas se estas adquirirem uma infecção fúngica por Candida albicans a taxa desce para 80 por cento.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: