sábado, 25 de julho de 2009

Teste de saliva pode prever o risco de parto prematuro

-
Segundo um estudo publicado no British Journal of Obstetrics and Gynaecology, um simples exame efectuado à saliva pode ajudar a indicar se uma mulher tem um risco maior de ter um parto prematuro.
-
De acordo com os autores do estudo, uma identificação precoce nestas mulheres seria bastante importante pois poderiam tomar esteróides para ajudar no desenvolvimento do pulmão do bebé, prevenindo possíveis incapacidades.
-
O estudo analisou 92 mulheres consideradas como tendo um maior risco de parto prematuro, tendo os investigadores notado que aquelas que entravam em trabalho de parto muito cedo (antes de 34 semanas de gestação), tinham níveis bastante mais baixos de progesterona na saliva, tendo esses mesmos níveis sido aparentes a partir da 24ª semana de gestação.
-
Através dos resultados a equipa de investigadores espera vir a desenvolver um teste barato e conveniente de forma a prever os riscos de nascimentos prematuros, podendo assim prevenir futuras complicações associadas.
-
Apesar de não serem ainda claras as razões que levam à relação entre os níveis de progesterona e o nascimento prematuro, os investigadores acreditam que tal situação ocorre porque a hormona tem propriedades anti-inflamatórias, e assim os seus níveis reduzidos no organismo da gestante podem contribuir para infecções bacterianas, uma das causas conhecidas de nascimento prematuro. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: