quarta-feira, 22 de julho de 2009

Estudo demonstra que tiroxina estimula a recuperação de ossos fracturados

-
Investigadores suecos revelaram que os ossos fracturados saram mais rapidamente se o paciente receber tiroxina, uma hormona da tiróide que ocorre naturalmente e que é utilizada para tratar a doença dos ossos de vidro denominada osteogénese imperfeita.
-
O Professor Per Aspenburg, da Universidade Linköping, referiu que as injecções de tiroxina poderão beneficiar os pacientes idosos que passam por uma longa reabilitação depois de uma fractura da anca e os pacientes mais novos que querem voltar à vida activa rapidamente.
-
O estudo incluiu 102 mulheres com idades entre os 45 e os 85 anos que tinham completado a menopausa e que tinham sofrido uma fractura do pulso. As pacientes foram divididas em três grupos de 34 pessoas. Durante oito semanas, receberam injecções diárias, tendo um grupo recebido placebo, outro a dose standard de 20 microgramas e o último 40 microgramas. O processo de recuperação foi seguido continuamente através de raios-x.
-
Foram observadas melhorias significativas no grupo que recebeu os 20 microgramas. Neste grupo, a média do tempo de recuperação foi de 7,4 semanas, em comparação com as 9,1 semanas do grupo do placebo. As pacientes que receberam a dose de 40 microgramas sararam ligeiramente mais rápido do que as que receberam placebo, mas apenas marginalmente.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: