sexta-feira, 17 de julho de 2009

Estudo: Cuidar da saúde cardiovascular faz bem ao cérebro

-
Um estudo norte-americano afirmou que cuidar da saúde cardíaca, através de uma dieta anti-hipertensão, ou seja, uma dieta rica em frutas, hortaliças e grãos, trocando a carne vermelha por peixe, pode ser benéfico para o cérebro, juntamente ainda com a prática de exercício físico.
-
A equipa de investigadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, analisou cerca de 4 mil idosos, tendo notado que quanto mais os participantes se aproximavam do ideal no que concerne à abordagem alimentar para parar a hipertensão, maiores eram as suas pontuações nos testes de função cognitiva.
-
Os mais próximos do ideal tinham uma função cognitiva 42% melhor durante o início, e 81% melhor durante o acompanhamento de 11 anos.
-
"Os nossos resultados sugerem que incluir grãos integrais, vegetais, lacticínios desnatados e nozes à dieta pode oferecer benefícios para a função cognitiva mais tarde", afirmou a investigadora Heidi Wengreen.
-
Esta pesquisa fez parte de um conjunto de estudos apresentados na Conferência da Alzheimer Association onde foram indicados os benefícios da dieta e exercício físico para retardar ou prevenir o declínio cognitivo e aparecimento da demência. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: