domingo, 12 de julho de 2009

Homens com apneia têm mais riscos de desenvolver osteoporose

-
Estudo acredita que a paragem repetida e temporária da respiração durante o sono pode provocar osteoporose devido à baixa oxigenação do sangue.
-
A pesquisa analisou 36 pacientes, 16 homens e 20 mulheres, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Interlagos, no Brasil.
-
Os pacientes que aqui foram atendidos, entre Setembro e Dezembro de 2008, realizaram diversos exames, como polissonografia, densiometria óssea, peso, altura e medição do índice de massa corporal (IMC).
-
A análise dos resultados demonstrou que 55,5% dos pacientes apresentaram osteoporose ou osteopénia (diminuição da densidade mineral óssea em menor proporção que a osteoporose), com 56,25% a corresponder aos homens e 55% às mulheres.
-
Entre os homens notou-se uma relação directa entre a queda da oxigenação do sangue e a diminuição óssea, enquanto que nas mulheres essa correlação directa não foi observada, prevalecendo a idade como factor preponderante para a ocorrência de baixa densidade óssea do fémur.
-
"Este é um dado extremamente relevante pois demonstra a necessidade dos profissionais de saúde realizarem um rastreio na possibilidade de osteoporose e risco de fracturas em pacientes com diagnóstico de apneia do sono", afirmou o fisioterapeuta Rafael Montenegro, um dos coordenadores da pesquisa.O estudo será para prosseguir, havendo a expectativa de avaliar cerca de 200 pacientes até 2010.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: