quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tratamentos para a psoríase podem aumentar risco de cancro

-
Uma investigação, publicada na “Journal of the American Academy of Dermatology”, revelou que tanto os tratamentos tradicionais como as novas terapias para a psoríase podem aumentar o risco dos pacientes desenvolverem determinados cancros.
-
Os pacientes com psoríase moderada a grave podem necessitar de tratamento ao longo da vida com uma variedade de terapias para aliviar os sintomas desta doença.
-
O Dr. Jeffrey M. Weinberg, do Centro Hospitalar de St. Luke's-Roosevelt, em Nova Iorque, e colegas relataram que o tratamento a longo prazo com a terapia PUVA (fotoquimioterapia) está associado a riscos acrescidos de melanoma maligno agressivo, assim como de uma forma de cancro da pele menos agressivo, denominado carcinoma cutâneo de células escamosas.
-
Durante a terapia PUVA, os pacientes recebem o fármaco psoraleno (um medicamento que provoca fotossensibilização) e posterior exposição a uma fonte ultravioleta A.
-
Por outro lado, o tratamento com radiação ultravioleta B (UVB) não parece aumentar o risco de cancro da pele tipo melanoma ou não-melanoma.
-
Os investigadores referiram que os fármacos metotrexato, ciclosporina ou micofenolato de mofetil têm sido associados a riscos acrescidos de distúrbios linfoproliferativos, em ensaios que envolveram pacientes com artrite reumatóide e em casos clínicos de psoríase. Os distúrbios linfoproliferativos envolvem um aumento da produção de linfócitos, o que é normalmente observado como resposta a uma infecção.
-
Embora o risco de malignidades das novas terapias biológicas continue pouco claro, estudos sugerem que os bloqueadores TNF (factor de necrose tumoral) podem provocar um risco ligeiramente acrescido de cancro, incluindo cancro da pele tipo não-melanoma e cancros do sangue. Estas novas terapias incluem o infliximab (Remicade), o etanercept (Enbrel) e o adalimumab (Humira).
-
Entretanto, os pacientes com psoríase devem realizar um meticuloso historial oncológico e familiar, exame à pele e especialmente análises ao sangue para identificar quaisquer possíveis anomalias sanguíneas, antes de iniciarem alguma das novas terapias biológicas ou tradicionais para a psoríase.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: