domingo, 5 de julho de 2009

Dicas de saúde: O que poderá causar dores nas costas e no pescoço?

-
A dor de costas, também conhecida como dor lombar ou lombalgia, consiste geralmente numa dor difusa, na região baixa da coluna vertebral, próxima da cintura e acima das nádegas.
-
A dor de costas comum é bastante incomodativa, e aparece principalmente pela manhã, melhorando logo após uma pessoa se levantar e começar a andar. Em geral a dor desaparece e retorna no fim do dia, um quadro doloroso que pode tornar-se crónico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis.
-
Quanto às dores de pescoço, na maioria dos casos a dor surge de forma repentina, dificultando a mobilidade da cabeça e aumentando após um período de descanso. A dor pode aparecer devido a uma má posição durante o sono, queda, pancada, mau jeito ou após estar sentado na mesma posição durante muito tempo. Quando não há uma razão clara e a causa do desconforto é desconhecida, estamos perante uma dor não específica, a mais comum.
-
Sobre as causas mais comuns que podem levar a dores nas costas e no pescoço, são as seguintes:
-
* Distensão muscular ao nível do pescoço;
* Permanecer sentado durante um tempo prolongado;
* Ter uma má postura ou realizar determinadas actividades, como ler, trabalhar ou ver televisão;
* Ter o monitor do computador mal colocado;
* Dormir numa posição fora do normal;
* Magoar os músculos do pescoço ou das costas durante o exercício físico;
* Sofrer de condições de saúde, como artrite, fibromialgia, hérnia discal ou meningite;
-
Para aliviar este tipo de dores as massagens são sempre uma boa opção, ou então recorrer a medicação, como analgésicos ou relaxantes musculares. Anti-inflamatórios em creme, gel, spray ou adesivo são também boas opções. Em caso dos sintomas persistirem o doente normalmente terá que recorrer a fisioterapia. (farmacia.com.pt)
-