sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ter um companheiro com demência aumenta os riscos de desenvolver a doença

-
De acordo com um estudo efectuado pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, as pessoas cujo companheiro sofre de demência têm um risco maior de também elas virem a desenvolver a doença.
-
A equipa de especialistas destacou ainda que a referida doença neurodegenerativa não é contagiosa, mas que o stress proveniente de tratar um familiar com a condição pode ser um factor de risco.
-
O estudo acompanhou mais de mil casais durante o período de dez anos, tendo os investigadores descoberto que as mulheres que cuidam do marido que sofre de demência têm uma probabilidade quatro vezes superior de virem a desenvolver o problema, sendo que esta probabilidade é doze vezes maior nos maridos que têm uma esposa com a doença.
-
Após terem sido considerados outros factores que poderiam explicar este resultado, tal como o ambiente, a escolaridade ou a genética, os investigadores chegaram à conclusão que o stress pode ser uma das razões do risco visto que pode estar associado a uma falta de dieta saudável e prática de exercício físico, factores essenciais para a saúde cerebral.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: