sábado, 25 de julho de 2009

Preservativo apenas protege parcialmente contra herpes

-
De acordo com um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, utilizar o preservativo pode ajudar a impedir a transmissão do herpes genital, mas apenas de forma parcial, fornecendo um risco 30% inferior de adquirir a doença.
-
"É o uso constante de preservativo que é importante", afirmou Emily T. Martin, da Universidade de Washington, Estados Unidos. "30% é uma protecção parcial, mas ainda assim é protecção", acrescenta.
-
A equipa de investigadores comparou dados provenientes de seis estudos diferentes sobre a incidência do HSV-2, num total de 5384 casos, de forma a verificar o efeito do uso do preservativo sobre a prevenção. De todos os casos, foi constatado que 415 dos pacientes contraíram a doença após o período de um ano.
-
Posteriormente verificaram que o sexo sem protecção favorecia a incidência do vírus, tendo ainda constatado que era possível ser-se infectado mesmo utilizando o preservativo visto que o contacto da pele infectada com a pele sã pode ocorrer em áreas não cobertas com o contraceptivo.
-
O herpes genital é provocado pelo vírus HSV-2 e pode levar a erupções dolorosas na região genital. O tratamento para impedir esses sintomas e suprimir o vírus existe, mas caso a pessoa esteja infectada terá o HSV-2 para o resto da vida. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: