domingo, 12 de julho de 2009

Fármaco bevacizumab demonstra-se promissor para tumores do sistema nervoso

-
Investigadores norte-americanos revelaram que o bevacizumab é o primeiro fármaco a ser bem sucedido para o tratamento de tumores em pacientes com neurofibromatose tipo 2 (NF2), tendo alguns pacientes recuperado a audição.
-
As pessoas que sofrem de NF2, que é uma doença genética, desenvolvem tumores benignos por todo o sistema nervoso. O tumor mais comum é o schwannoma vestibular, que cresce no nervo que conecta o ouvido ao cérebro. Este tipo de tumor, também denominado neurinoma do acústico, provoca perda de audição e pode pressionar o tronco cerebral, levando a sintomas neurológicos graves e ao risco de morte.
-
Actualmente, estes tumores são tratados com cirurgia e radiação. Este estudo, publicado online na “The New England Journal of Medicine”, descobriu que o tratamento com o bevacizumab, comercializado como Avastin, um inibidor da angiogénese, reduziu os schwannomas vestibulares, melhorou a audição e aliviou outros sintomas nos pacientes com neurofibromatose tipo 2.
-
O bevacizumab é um fármaco anti-cancerígeno delineado para diminuir o fluxo sanguíneo para os tumores, de modo a reduzi-los. Contudo, o fármaco não era utilizado nos neurinomas do acústico, porque se acreditava que estes não estimulavam a formação de novos vasos sanguíneos, como fazem os tumores malignos.
-
Todavia, os investigadores do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, analisaram amostras de tecido dos schwannomas vestibulares relacionados com a NF2 e descobriram evidências de um excesso de desenvolvimento de vasos sanguíneos. Assim, decidiram testar o bevacizumab em dez pacientes com NF2 com schwannomas vestibulares.
-
Foi observada uma redução dos tumores em nove pacientes, seis dos quais tinham apresentado uma redução do tamanho dos tumores de 20 por cento ou mais. A diminuição dos tumores durou entre 11 e 16 meses. Dos sete pacientes que tinham começado a perder a audição antes do tratamento, quatro conseguiram recuperar alguma, tendo esta melhoria também durado até 16 meses.
-
O investigador principal, o Dr. Scott Plotkin, referiu que este tipo de resposta ao tratamento não tem precedentes, sendo este estudo o primeiro a fornecer evidências de que o fármaco pode reduzir os schwannomas vestibulares e o primeiro a demonstrar que a audição dos pacientes pode ser melhorada.
-
Neurofibromatose (NF)
-
A NF é uma doença genética, transmissível de pais para filhos, que não tem cura nem tratamento e apesar de ter uma incidência de 1 em 3000 indivíduos, é desconhecida pela maioria das pessoas. Esta doença manifesta-se maioritariamente sob duas formas: NF1 e NF2.
-
As pessoas com NF1 apresentam manchas cor de café com leite e neurofibromas espalhados pelo corpo, podendo também surgir deformações ósseas, glioma no nervo óptico e dificuldades de aprendizagem.
-
As pessoas com NF2 apresentam poucas ou nenhumas manchas, mas a partir da adolescência, os indivíduos podem desenvolver tumores associados aos nervos acústicos e à medula, que na maioria dos casos levam à morte dos seus portadores, na idade de jovem adulto.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: