domingo, 12 de julho de 2009

Informação é chave para fomentar uma utilização racional dos medicamentos e evitar a automedicação

-
Profissionais de saúde e farmacêuticos destacaram que a informação aos cidadãos é a chave para se fomentar um consumo racional de medicamentos e evitar a automedicação, sendo necessário para isso contar com a ajuda dos profissionais.
-
Estes profissionais aconselham as pessoas saudáveis a consultar o médico para se informaram sobre tratamentos e o farmacêutico antes de tomarem um medicamento.
-
O Dr. Alfonso Castro Beiras, do Complexo Hospitalar Universitário Juan Canalejo, na Corunha, sublinhou que os cidadãos necessitam de informação adequada, explicando que ninguém deve tomar qualquer medicamento sem conhecer bem as razões pelas quais o toma e os possível efeitos secundários.
-
Além disso, indicou que, no caso de se tratar de uma pessoa que está doente e que já recebe um tratamento médico, deve informar-se junto do médico se vai poder tomar determinados medicamentos ou se algum pode interferir com o tratamento que já está a seguir. Por outro lado, uma pessoa saudável pode recorrer à farmácia para se informar sobre fármacos que não necessitem de prescrição médica. Mas ninguém deve tomar um medicamento sem ter alguma informação mínima de um profissional.
-
As pessoas podem cuidar da sua saúde sempre que tenham indisposições leves ou moderadas, sendo que este autocuidado só poderá realizar-se com fármacos de venda livre e nunca com aqueles que necessitam prescrição médica. Contudo, sempre que surja alguma dúvida deve-se procurar o farmacêutico e se os sintomas piorarem deve-se consultar o médico.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: