domingo, 5 de julho de 2009

Especialistas recomendam a utilização de Aloxi para prevenir as náuseas e vómitos da quimioterapia

-
A Sociedade Europeia de Oncologia Médica e a Associação Multinacional de Cuidados de Suporte no Cancro (MASCC) actualizaram as suas recomendações terapêuticas sobre a utilização do fármaco palonossetrom, comercializado como Aloxi, apoiando a sua indicação para a prevenção das náuseas agudas e diferidas e os vómitos causados pela quimioterapia moderadamente emetogénica.
-
Este fármaco é o primeiro de uma nova geração de antagonistas dos receptores da serotonina (5-HT3), tendo demonstrado uma clara superioridade em relação aos seus antecessores, como o granissetrom, o ondansetrom e o dolassetrom, tanto em ensaios clínicos como na prática clínica.
-
Assim, segundo o Dr. Richard Gralla, do Hospital Universitário North Shore, nos Estados Unidos, esta decisão foi tomada baseada no facto do fármaco demonstrar que incide directamente na manutenção da qualidade de vida dos pacientes, como tratamento de suporte para evitar os efeitos adversos dos fármacos anti-tumorales.
-
Numa linha semelhante, em Abril, a Rede Detalhada Nacional do Cancro norte-americana actualizou também as suas directrizes e incluiu o palonossetrom como o fármaco preferencial na prevenção das náuseas e vómitos induzidos por quimioterapia altamente emetogénica. (farmacia.com.pt)
-