segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novo tratamento para a recessão gengival efectivo a longo prazo

-
Um pequeno estudo descobriu que uma terapia que ajuda a regenerar o tecido das gengivas, que sofreram uma recessão, parece resistir a longo prazo e pode oferecer aos pacientes uma alternativa a uma cirurgia oral mais dispendiosa.
-
Uma opção para o tratamento da recessão gengival (a gengiva começa a desaparecer e as raízes a ficar expostas) é a cirurgia para substituir o tecido perdido à volta dos dentes e das raízes. Tradicionalmente, isso significa retirar tecido do céu-da-boca dos pacientes e enxertá-lo nas gengivas que sofreram uma recessão. A cirurgia é efectiva, mas requer pontos no céu-da-boca, o que provoca dor posteriormente.
-
No novo estudo, publicado na “Journal of Periodontology”, os investigadores da Universidade Tufts, em Boston, observaram os resultados a longo prazo de um procedimento alternativo conhecido como regeneração tecidual guiada (RTG).
-
O estudo observou uma técnica de RTG específica, desenvolvida na Universidade Tufts, que envolve retirar sangue aos pacientes para recolher células sanguíneas conhecidas como plaquetas, que são ricas em proteínas denominadas factores de crescimento, que ajudam a reparar os tecidos e a curar as feridas. Posteriormente, uma membrana feita de colagénio é embebida nas plaquetas e depois suturada sobre a raiz exposta do dente.
-
O Dr. Terrence Griffin e a Dra. Wai S. Cheung seguiram seis pacientes que se tinham submetido ao procedimento, perfazendo um total de 37 dentes. Após seis meses, o novo tecido estava a cobrir completamente as raízes de dois terços dos dentes tratados. Após três anos, 57 por cento ainda apresentavam uma cobertura completa da raiz.
-
O Dr. Griffin referiu à Reuters Health que os resultados a longo prazo são comparáveis aos que são observados com a cirurgia de enxertos tradicional, sendo que o novo tratamento reduz a dor e o desconforto e oferece uma cobertura excelente da raiz, originando uma satisfação acrescida do paciente em relação aos resultados.
-
O investigador sublinhou que o tratamento ainda não está disponível em todo o lado, mas está a começar a ser mais conhecido.(farmacia.com.pt)
-

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.
Me chamo Elaine, estou apresentando recessão da gengiva, já fui em especialistas, o dentista após ver as tomografias que fiz da arcada inferior percebeu que estou com perda ossea e que não adiataria fazer enxerto pois não havia nada pra sustentar o enxerto.
Você poderia estudar meu caso juntamente com meu dentista?
Aguardo resposta.
meu email elaine.quadros@yahoo.com.br

Fabrizio Moraes disse...

Gostaria de saber se este tratamento já está disponível no Brasil e se há quem trabalhe com essa técnica aqui no RS. Tenho retração gengival. Obrigado pela iformação.fabrimoraes@hotmail.com

Anónimo disse...

Honde existe este tratamento aqui no Brasil?

Y Carly disse...

ola, gostaria de saber onde encontro esse tratamento aki no brasil. tenho esse problema na gengiva e esta me afentando muito.
aguardo resposta...(carla.rio20@yahoo.com.br)

Pri disse...

Por favor, existe algum dentista que faça esse tipo de tratamento em Aveiro ou Porto? Obrigada.
priscilla_pegas@hotmail.com

rosangela disse...

oi meu nome é Rosangela,tambem estou com recessão gengival,e o meu destista de ortondontia,me encaminhou para o cirurgião,ele disse que tenho que fazer uma cirurgia de frenectomia labial inferior,são as mesma coisas?obrigada aguardo resposta no meu email:rosangela_gagui@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Oi, sou Vanira e apresento retração nas gengivas como demais pessoas. Esse tratamento já está disponível aqui no Brasil?
Grata.
vanirasantana@yahoo.com.br

Anónimo disse...

Ola, fiz recentemente uma cirurgia de prognatismo, mas minha gengiva ja apresentava retracao. gostaria de saber se ja existe esse tratamento aqui no Brasil e se e caro??? obrigado e aguardo resposta no meu email
victor_hugo550@hotmail.com