domingo, 18 de outubro de 2009

Água e chocolate podem ajudar a aliviar a dor

-
Não é novidade que muitas pessoas recorrem a certos tipos de alimentos quando querem sentir-se melhor. Um novo estudo efectuado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, veio sugerir que a água e o chocolate podem enquadrar-se nesta secção, tendo os investigadores notado que os ratos demonstraram potencial de reduzir as respostas deestímulos de calor, diminuindo a dor, consumindo esses alimentos.
-
Os investigadores acreditam que este mecanismo pode ajudar os animais selvagens a evitar distracções enquanto consomem alimentos escassos, mas relativamente ao homem moderno este aspecto poderia conduzir a um consumo excessivo de comida, e, consequentemente, à obesidade.
-
Os testes demonstraram que os ratos demoravam mais tempo a levantar a pata, ao estímulo de calor no piso da gaiola, enquanto comiam chocolate ou bebiam água. Porém, enquanto as cobaias ingeriam uma substância amarga, a reacção ao calor era tão rápida como no momento em que não consumiam nada, sugerindo que o efeito de alívio da dor não seria aplicável em relação a alimentos que não davam prazer.
-
Uma análise mais aprofundada demonstrou que uma parte do cérebro, responsável pelo alívio da dor durante o sono, pode ter um papel nesse efeito que associa o sabor dos alimentos à dor.
-
"Acreditava-se que finalidade do sistema de sabor é dar ao animal uma sugestão que ajuda a decidir o estímulo ao qual que eles devem ou não prestar atenção", explicou o pesquisador Don Katz. "Este estudo mostra que há uma região inteira que permite que o animal possa continuar a comer", concluiu o investigador.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: