terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pessoas que sofrem de neurose correm mais riscos de desenvolver asma

-
Estudo alemão sugere que as pessoas com uma maior tendência de se preocupar em excesso e ter picos emocionais têm um risco maior de desenvolver asma.
-
Segundo os autores do estudo, também os conflitos nos relacionamentos, como os divórcios, podem elevar a propensão a doenças respiratórias.Estudos efectuados com animais já haviam revelado que o stress crónico alterava os níveis hormonais, podendo mesmo afectar as vias aéreas e prejudicar a respiração.
-
A nova pesquisa, que incluiu mais de cinco mil pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos, relatou uma associação entre a asma e o neuroticismo, particularmente entre os homens, entre a asma e o fim de uma relação entre as mulheres.
-
Uma equipa de especialistas afirmou num artigo publicado na revista científica Allergy que as pessoas com traços de personalidade altamente neuróticos tinham uma probabilidade três vezes superior de desenvolver asma comparativamente aos que eram menos neuróticos. Por outro lado, o desemprego e a morte de um parente não foram associados à doença respiratória.
-
Os investigadores afirmam, no entanto, que são necessários mais estudos para confirmar a relação entre traços de personalidade, stress e asma.
-
"Os mecanismos fisiológicos pelos quais a personalidade, o stress e as emoções podem influenciar o desenvolvimento do curso da asma ainda não são conhecidos", concluíram.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: