domingo, 11 de outubro de 2009

Café pode ser benéfico para o desempenho cognitivo na velhice

-
Prevenir a demência não é fácil, sobretudo devido à falta de tratamentos que alterem o curso da doença. O café tem sido associado a um efeito protector do desempenho cognitivo durante a velhice, embora sejam necessários mais estudos para demonstrar essa associação.
-~
Uma equipa de investigadores finlandeses analisou o potencial associado entre o consumo de café e o desempenho cognitivo em gémeos, tendo esse consumo sido avaliado através de questionários. Depois de terem sido acompanhados, em média, durante vinte e oito anos, o estado cognitivo dos gémeos foi avaliado através de mais um questionário, realizado através de telefone.
-
Após o ajuste de diversas variáveis, a análise de regressão linear mostrou que o consumo de café não foi um indicador independente do desempenho cognitivo na velhice. Não foram observadas diferenças consistentes no consumo de café e os resultados a nível cognitivo nos gémeos discordantes. Para além disso, o consumo de café não alterou o risco de deficit cognitivo moderado ou mesmo demência.
-
A equipa de investigadores chegou à conclusão que o consumo de café estava associado a diversas variáveis sócio-demográficas e de saúde, embora sejam necessários mais estudos que suportem estes resultados.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: