terça-feira, 6 de outubro de 2009

Gordura abdominal eleva risco de asma em mulheres

-
Estudo afirma que as mulheres com muita gordura abdominal têm um risco superior de sofrerem asma, mesmo que não estejam acima do peso.
-
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos e analisou cerca de 88 mil voluntárias. Entre aquelas com índice de massa corporal (IMC) normal (até 24,9 kg/m2), as que tinham a medida da cintura maior do que 88 cm apresentaram um risco três vezes superior de ter a doença.
-
"Sabe-se que a obesidade é um factor de risco para a asma, mas poucos estudos avaliaram os efeitos da gordura abdominal sobre o problema", escreveram os autores.
-
Segundo Julie von Behren, coordenadora do estudo, a gordura visceral é metabolicamente mais activa, o que pode produzir compostos que provocam inflamação, podendo esta estar relacionada com a asma.
-
O estudo confirmou ainda que a doença é mais frequente em pessoas com excesso de peso ou obesidade, sendo que o risco da asma aumentava consoante o peso.
-
A prevalência da doença em mulheres com obesidade leve foi de 10,9%, nas com obesidade moderada de 13,4%, e nas com obesidade grave de 18,3%.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: