terça-feira, 27 de outubro de 2009

Enfartes são cada vez mais comuns nas mulheres

-
Segundo dois estudos publicados na revista especializada Archives of Internal Medicine, os ataques cardíacos estão a ficar cada vez mais comuns entre as mulheres de meia-idade, sendo mais reduzidos nos homens. No entanto, o risco de morte associado a enfartes tem vindo a diminuir mais nas mulheres do que nos homens.
-
Os autores do estudo acreditam que os homens têm uma maior prevalência em termos históricos de enfarte e doença cardíaca associada do que as mulheres da mesma idade, embora a mesma tenha vindo a diminuir.
-
Um dos estudos avaliou mais de 8 mil pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos, tendo os especialistas observado que a maior parte dos factores de risco cardíaco, incluindo colesterol total, colesterol HDL e LDL, pressão e tabagismo, permaneceram estáveis ou apresentaram melhorias entre os homens e pioraram nas mulheres.
-
E embora os homens apresentassem ainda mais enfartes do que as mulheres, essa diferença vinha a diminuir nos últimos anos, de 2,5% dos homens e 0,7% nas mulheres entre 1988 e 1994, para 2,2% nos homens e 1% nas mulheres entre 1999 e 2004.
-
No segundo estudo foram analisadas mais de 916 mil pessoas que sofreram enfartes entre 1994 e 2006, tendo o resultado demonstrado que o número de pessoas que morriam no hospital após o evento diminuiu de forma considerável entre todos os pacientes, especialmente nas mulheres.
-
Contrariamente ao que acontece com a prevalência dos ataques cardíacos, a morte devido a esse evento ocorre mais entre as mulheres, mas o estudo revela que essa diferença também tem vindo a diminuir, com menos mulheres a morreram devido a enfarte.(farmacia.com.pt)
-

1 comentário:

. disse...

Algumas ideias sobre colesterol nas mulheres - http://www.canibaisereis.com/2010/06/05/mulheres-e-colesterol-coisas-muito-complicadas/