domingo, 25 de outubro de 2009

Manter o trabalho após a reforma pode ser bom para a saúde

-
Estudo norte-americano considera que aqueles que mantêm o trabalho após estarem aposentados têm menos doenças sérias e são mesmo mais saudáveis comparativamente aos que simplesmente param de trabalhar.
-
Foram analisados os dados de um estudo sobre saúde e aposentadoria que incluiu mais de 12 mil pessoas com idades compreendidas entre os 51 e os 61 anos, tendo demonstrado que as pessoas que se mantinham activas após a reforma, especialmente em trabalhos relacionados com a sua área, tinham uma maior saúde mental comparativamente aos que tinham parado por completo.
-
Para além disso, essas pessoas apresentavam menos problemas de saúde física, tais como o cancro ou doenças cardiovasculares, levando os investigadores a acreditar que os aposentados que se mantêm a trabalhar têm uma melhor saúde física e mental.
-
Apesar destes resultados, os investigadores notaram que essa saúde mental não foi observada entre aqueles que passaram a trabalhar numa área diferente à que tinham antes. Os especialistas acreditam que a adaptação a um ambiente ou condições de trabalho diferente podia levar a casos de stress, e assim afectar a sua saúde e qualidade de vida.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: