terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gripe A: Pneumonia é a complicação mais frequente

-
Segundo afirmou o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a pneumonia, quando identificada nos doentes com o vírus H1N1, é a complicação mais frequente da gripe, incluindo a sazonal.
-
"Todos os anos morrem pessoas com a gripe sazonal em Portugal e a pneumonia é uma das complicações mais comuns desta doença, embora seja menos frequente na gripe A", afirmou António Segorbe.
-
A terceira vítima do H1N1 em Portugal faleceu com uma pneumonia bilateral, tal como o homem de 53 anos cuja morte foi conhecida no passado domingo.
-
A primeira morte atribuída ao H1N1, conhecida a 26 de Setembro, foi a de um homem de 49 anos que faleceu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, vítima também de uma pneumonia provocada por este vírus.
-
O presidente da SPP alertou ainda para que as pessoas estejam atentas caso tenham sintomas de gripe, devendo ficar em casa e consultar a linha de Saúde 24, e caso tenham complicações respiratórias, devem ir às urgências.
-
"A resposta que se der nas primeiras horas pode fazer toda a diferença e evitar complicações maiores", concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: