terça-feira, 13 de outubro de 2009

Gripe A: Crianças e jovens adultos são os mais vulneráveis

-
Segundo estudos mexicanos e canadianos, a gripe A (H1N1) afecta sobretudo crianças e jovens adultos, podendo provocar, nos casos mais graves, diversos problemas respiratórios agudos e uma mortalidade elevada.
-
Estes estudos vão ser publicados na edição de Novembro do Journal of the American Medical Association, mas foram já revelados de forma a coincidir com a mesma apresentação na conferência da Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos, a realizar esta semana em Viena, na Áustria.
-
Os dados surgem de investigações realizadas durante a primeira fase da infecção do vírus, entre 18 de Março e 1 de Junho no México, e entre 16 de Abril e 12 de Agosto no Canadá, tendo sido agora confirmada a vulnerabilidade daqueles grupos em relação à doença.
-
Foi entretanto lançado um alerta pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para que as pessoas estejam atentas caso tenham sintomas de gripe, devendo ficar em casa e consultar a linha de Saúde 24, e caso tenham complicações respiratórias, devem ir às urgências. O alerta surgiu no seguimento da terceira morte confirmada em Portugal devido à doença.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: