domingo, 25 de outubro de 2009

Controlar o stress pode ajudar a engravidar

-
Um estudo apresentado no congresso da American Society for Reproductive Medicine veio confirmar que a redução de stress poderia ajudar as mulheres a engravidar.
-
Foi efectuada uma pesquisa em 97 mulheres que tentavam engravidar através de procedimentos de fertilização in vitro, tendo os investigadores notado que aquelas que participaram num programa que visava controlar o stress tinham uma probabilidade 160% maior de ficarem grávidas.
-
"Este estudo mostra que o controle do stress pode melhorar as taxas de gravidez, minimizando o stress em relação à fertilidade, melhorando as taxas de sucesso dos procedimentos de fertilização in vitro e, finalmente, ajudando a aliviar o peso emocional para as mulheres que estão a enfrentar os desafios de tentar conceber", explicou Alice Domar, investigadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
-
De acordo com a equipa de investigadores, o programa não afectou a taxa de concepção na primeira tentativa. No entanto, para as mulheres que falharam na redução do stress na primeira tentativa de engravidar através dos métodos in vitro, a redução do stress fez uma grande diferença na segunda vez, tendo 52% delas ficado grávidas, comparativamente a apenas 20% daquelas que não participaram no programa.
-
"Está claro, baseado num estudo cuidadosamente desenvolvido, que uma abordagem holística para a infertilidade leva a melhores resultados para as pacientes", acrescentou ainda o médico Dale McClure, presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
-
Os especialistas recomendam assim diversas abordagens para controlar o stress como formas complementares aos tratamentos da infertilidade.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: