sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Vizinhança violenta pode levar à depressão e ansiedade

-
Estudo norte-americano afirma que morar em locais perigosos pode causar ansiedade e levar à depressão.
-
O estudo, efectuado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, considera que o impacto emocional é fruto da ameaça percebida, embora não necessariamente vivenciada. Grande parte dessas pessoas não foram assaltadas ou atacadoa de alguma forma, mas têm sentimentos bastante intensos, tais como aqueles que sofreram algum tipo de violência.
-
A pesquisa relatou ainda casos em que esse tipo de ambiente fortalece alguns laços sociais, mesmo havendo desconfiança em geral. Assim, os moradores sentiam-se fortemente ligados ao pequeno círculo social formado pelas pessoas em que confiavam, embora tal facto não diminuísse os sentimentos provocados pela situação em geral.
-
"Morar numa vizinhança que as pessoas acham insegura pode causar um grande stress, principalmente porque perdem a confiança em todos ao seu redor", afirmou a autora do estudo, Catherine Ross.
-
"Isso pode criar essa sensação de estar indefesa o tempo todo e de não controlar a própria vida, o que leva a altíssimos níveis de ansiedade e muitas vezes a um constante estado de depressão", concluiu a investigadora. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: