quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Depressão bipolar pode desaparecer após os 30 anos de idade

-
Estudo afirma que quase metade dos que sofrem com doença bipolar entre os 18 e os 25 anos podem ter uma piora dos sintomas aos 30, mas têm mais possibilidades de recuperação.
-
A pesquisa foi realizada por investigadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, e publicada no Journal of Abnormal Psychology.
-
"Analisando os resultados de dados qualitativos, reunidos em duas pesquisas em todo o país, descobrimos que há um pico de casos de depressões bipolares na idade adulta. No entanto, ao que parece, os doentes nos quais o transtorno piora por volta dos 30, parecem ter mais possibilidades de tratamento e podem ter uma grande hipótese de reverter o processo", afirmou David Cicero, principal autor do estudo.
-
Os dados demonstraram que entre 5% e 6% da população entre 18 e 24 anos sofrem de doença bipolar, contra apenas 3% da população acima dos 29 anos.
-
"A maturação do cortex pré-frontal do cérebro, que ocorre por volta dos 25 anos de idade, poderia funcionar como limitador no desenvolvimento do transtorno", explicou Cicero.
-
No entanto, alguns cientistas contestam estes dados afirmando que pode ser explicado pela taxa de mortalidade dos indivíduos mais jovens. O número de doentes acompanhados que conseguem diminuir os sintomas da doença por volta dessa idade e que se encontra em recuperação aparentam, contudo, sustentar a versão do estudo.
-
Os sintomas da doença bipolar desenvolvem-se normalmente no início da idade adulta, provocando alterações de humor severas e imprevistas, muitas vezes afectando a capacidade de execução de tarefas do dia a dia.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: