terça-feira, 13 de outubro de 2009

Antioxidantes podem elevar risco de diabetes

-
Investigadores australianos afirmam que os antioxidantes podem ajudar a combater o envelhecimento mas podem também aumentar o risco de diabetes.
-
O estudo descobriu ratos de laboratório com uma deficiência que prevenia que conseguissem eliminar determinados radicais livres ligados ao processo de envelhecimento, não conseguindo ficar resistentes à insilina em uma dieta rica em gorduras como supostamente deveriam ficar.
-
Quando esses animais eram administrados com antioxidantes que combatiam esses radicais, esses benefícios perdiam-se, ficando os ratos com sinais de diabetes.
-
Os investigadores sugerem que os níveis reduzidos dessas espécies reactivas de oxigénio, em particular o peróxido de hidrogénio, podem proteger contra a diabetes melhorando a capacidade de resposta do organismo aos sinais de insulina.
-
"Os nossos estudos indicam que os níveis reduzidos de oxigénio reactivo podem promover a resposta de insulina e atenuar a sua resistência inicialmente na progressão da diabetes do tipo 2, antes da obesidade e hiperglicemia", afirmou Tony Tiganis, investigador principal do estudo. "De certa forma, pensamos que existe um balanço delicado em que quantidades demasiado elevadas de algo bom possam ser, de facto, algo mau", concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: