sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O que é a dor neuropática?

-
A dor é uma reacção natural do organismo que nos informa sobre disfunções orgânicas ou factores externos de lesão. Em geral, a dor aguda é um sinal de aviso fundamental para a vida, protege-nos, por exemplo, de queimaduras e indica-nos a presença de ferimentos e infecções. A duração da dor aguda, que está associada a uma lesão e desaparece após a sua cura, é inferior a um mês. Contudo, quando a dor não desaparece algum tempo após a reparação ou cura da lesão inicial, pode tornar-se crónica, o que constitui um verdadeiro problema com o qual não é fácil viver.
-
A dor neuropática é um tipo de dor crónica resultante de uma lesão nos nervos ou numa região do sistema nervoso central que transmite sinais de dor, designadamente a espinal-medula e o cérebro. Este tipo de dor, não assume o papel protector da dor aguda e deve ser devidamente diagnosticado e tratado.
-
Quais são as causas da dor neuropática?
-
Diversas doenças podem lesionar directamente os nervos e levar ao aparecimento de dor neuropática, designadamente a esclerose múltipla ou lesões por acidente. A amputação de um membro é outra causa bem conhecida de dor neuropática (dor do membro fantasma).
-
A dor neuropática pode também dever-se a uma complicação relativamente comum de outras doenças relacionadas com os nervos, designadamente diabetes, zona (herpes zoster) ou lombalgia. Assim se explica porque é que a dor neuropática está cada vez mais associada à dor crónica.(Pfizer)
-

Sem comentários: