domingo, 25 de outubro de 2009

Consumo de soja pode proteger mulheres idosas contra fracturas

-
De acordo com um estudo da Universidade Nacional de Singapura, as mulheres que se encontram na pós-menopausa podem reduzir a probabilidade de fracturar o quadril através de alimentos à base de soja.
-
Os autores do estudo acreditam que as isoflavonas, compostos orgânicos presentes na soja, podem desempenhar um papel importante na saúde óssea da mulher durante esse período da sua vida.
-
A equipa de investigadores avaliou a ingestão de soja de mais de 63 mil mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 74 anos, tendo descoberto que aquelas que consumiam quantidades moderadas de soja tinham uma probabilidade 21%-36% menor de vir a sofrer fracturas no quadril. Entre os homens esses efeitos não foram observados.
-
Os especialistas acreditam que a diferença entre os homens e mulheres nesse sentido pode ser atribuída ao efeito das isoflavonas nas hormonas femininas.
-
São, no entanto, necessários mais estudos para confirmar a associação entre a ingestão de soja e o menor risco de fracturas entre as mulheres na pós-menopausa, bem como desvendar os mecanismos responsáveis por essa protecção.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: