domingo, 25 de outubro de 2009

Casos de anorexia entre idosas quase triplicam na Europa

-
Segundo um estudo médico espanhol, nos últimos dez anos os casos de anorexia quase que triplicaram entre a população com mais de 65 anos de idade que vivem na Europa.
-
Este estudo foi apresentado no 9º Congresso Nacional de Organizações de Idosos de Espanha, afirmando que o índice de mulheres europeias com mais de 60 anos e que sofrem de anorexia passou de 1,8% para 5% na última década. O aumento foi semelhante entre os adolescentes, com os casos de anorexia e bulimia a subirem de 2,4% para 7% nos jovens entre os 13 e os 18 anos.
-
"São transtornos próprios da civilização que vivemos e os idosos estão expostos às mesmas situações que outros grupos com bombardeios de publicidade e pressão social", afirmou a directora da Unidade de Transtornos Alimentares do Hospital de Alicante, Taciana Valderde, uma das autoras do estudo.
-
"Cada vez há mais pessoas idosas socialmente activas. A expectativa de vida aumentou e há uma melhoria significativa da qualidade de vida, mas também vemos uma grande dificuldade de aceitação de certas limitações e da deterioração da aparência, o que dá origem a estes graves desajustes emocionais", acrescentou.
-
De acordo com os especialistas, as várias razões para o problema entre idosos incluem a pressão social para se manter eternamente jovem dentro dos padrões de beleza impostos pela moda, e ainda o stress, a solidão e a tendência a sofrer doenças degenerativas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: