domingo, 4 de outubro de 2009

Obesidade eleva risco de cancro do endométrio em mulheres jovens

-
Estudo norte-americano sugere que a obesidade aumenta o risco de tumor endométrio em mulheres jovens.
-
A pesquisa foi feita pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças com a Universidade Emory, dos Estados Unidos.
-
Esta doença é mais frequente na pós-menopausa, atingindo mulheres com uma idade média de 61 anos. Segundo os investigadores, é sabido que a obesidade está relacionada com esse tumor, mas esse é um dos poucos estudos com foco nas mulheres jovens.
-
A equipa de investigadores avaliou 421 casos do referido cancro em mulheres com idades compreendidas entre os 20 e os 54 anos, tendo posteriormente comparado os dados com as informações de mais de 3 mil mulheres que fizeram de grupo de controlo.
-
O facto de ter um Índice de Massa Corporal (IMC) de pelo menos 25 (que indica excesso de peso) aos 18 anos de idade aumentou em seis vezes o risco do aparecimento do tumor.
-
A obesidade leva a um aumento dos níveis de estrogénio, hormona que actua no endométrio estimulando a proliferação das suas células. Caso seja permanente, esse estímulo facilita o surgimento de anormalidades que podem levar ao cancro.
-
O diagnóstico é normalmente realizado através de ultra-som, que aponta alterações na parede do útero. Quando detectado precocemente, o tumor tem um elevado índice de cura, mas o tratamento inclui, na maioria das vezes, a retirada do útero.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: