sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Obesidade infantil associada a um maior risco de refluxo

-
Segundo um estudo apresentado no Encontro Científico Anual da American College of Gastroenterology, as crianças que sofrem de obesidade têm uma maior propensão de sofrer doença do refluxo gastroesofágico, uma alteração digestiva na qual o conteúdo corrosivo do estômago retorna ao esófago.
-
Os autores do estudo lembram que esse problema já vinha sendo associado à obesidade em adultos, tendo este novo estudo demonstrado que, entre as crianças, essa relação também existe.
-
"A obesidade deve ser considerada um factor de risco para doença do refluxo gastroesofágico na população pediátrica, juntamente com os factores de risco descritos anteriormente, incluindo distúrbios anatómicos, neurológicos e de desenvolvimento", explicaram os autores, destacando ainda que, com o crescimento da prevalência de obesidade infantil, o refluxo tende a afectar mais os gastos de saúde e a qualidade de vida da população.
-
Os investigadores avaliaram 25 crianças que tinham peso acima do ideal, tendo observado que as obesas apresentavam mais sintomas de refluxo. Desta forma eles acreditam que estes resultados vêm corroborar os estudos efectuados em adultos, sendo, no entanto, necessário avaliar mais dados sobre a relação entre a obesidade infantil e o refluxo, bem como os mecanismos desta associação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: