sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dieta e exercícios são mais eficazes que medicamentos na prevenção da diabetes

-
Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, as mudanças no estilo de vida levam à perda de peso a longo prazo, e são mais eficazes na prevenção da diabetes do tipo 2 comparativamente aos medicamentos.
-
A equipa de investigadores avaliou, durante o período de dez anos, cerca de 3 mil pacientes com elevado risco da doença, tendo sido observado melhores resultados na prevenção da doença entre aqueles que recorreram a uma dieta pobre em gorduras e praticando actividades físicas de forma moderada durante trinta minutos cinco dias por semana, comparativamente aos pacientes que foram administrados com metformina.
-
Os autores do estudo revelam que graças à intervenção no estilo de vida, as pessoas alcançaram o seu objectivo, perdendo, em média, 6,8 quilos durante o primeiro ano. E apesar de terem recuperado, em média, 4,5 quilos durante os sete anos seguintes, as taxas de diabetes foram mais baixas nesse grupo.
-
"A perda de peso é o mais importante que recomendamos às pessoas com excesso de peso que aumente o risco da diabetes tipo 2", destacou o investigador William C. Knowler, do Instituto Nacional de Diabetes dos Estados Unidos. "Este estudo mostra que os benefícios mesmo de uma perda de peso modesta podem persistir por muitos anos", acrescentou.
-
Os investigadores vão continuar a acompanhar os participantes durante pelo menos mais cinco anos, com o objectivo de determinar o impacto das intervenções no estilo de vida e do tratamento com medicamentos no desenvolvimento de complicações da diabetes, como danos no sistema nervoso e cegueira. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: