quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Antidepressivos ligados a problemas de nascimento

Tomar certos antidepressivos durante a gravidez pode aumentar o risco de parto prematuro, ou mesmo prejudicar a saúde do bebé após o nascimento, segundo um estudo.
-
A equipa de investigadores comparou os nascimentos entre os bebés de 329 mulheres que tinham sido administradas com inibidores selectivos da recaptação da serotonina durante a gravidez, 4902 mulheres que tinham historial de doenças mentais mas que não tinham sido administradas com os referidos inibidores, e 51770 mulheres sem historial de doenças mentais.
-
Comparativamente às mulheres sem historial de doença mental, aquelas que foram administradas com os inibidores selectivos de recaptação da serotonina durante a gravidez tinham uma probabilidade significativamente maior de terem o nascimento do seu bebé cinco dias antes, duplicando esse risco.
-
Os investigadores notaram ainda que a exposição aos inibidores, apesar de não afectar o peso dos bebés durante o nascimento, bem como a circunferência da cabeça, estava ligada a sintomas de problemas respiratórios, convulsões ou infecções.
-
Estima-se que mais de 10% das mulheres sofram de depressão, devendo as mesmas procurar outras alternativas de tratamento durante a gravidez, sublinham os cientistas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: