domingo, 25 de outubro de 2009

Consumo diário de café retarda doenças hepáticas

-
Estudo norte-americano afirma que o consumo diário de diversas chávenas de café retarda a evolução de doenças do fígado, como a hepatite C.
-
Aqueles que sofrem de hepatite C crónica e outras doenças hepáticas em estado avançado que consomem pelo menos três chávenas de café diariamente reduzem o risco de evolução da doença em cerca de 53%, comparativamente aos que não consomem o mesmo.
-
O estudo analisou 766 pessoas com hepatite C que não tinham resposta aos tratamentos com antivirais e que bebiam ou não café. A cada três meses, durante aproximadamente quatro anos, os pacientes foram submetidos a biopsias de forma a determinar a evolução da doença.
-
“Observamos que a evolução das enfermidades era inversamente proporcional ao consumo de café”, explicou Neal Freedman, membro do Instituto Nacional do Cancro (NCI).
-
Uma das hipóteses sobre o papel do café é que este reduziria os riscos de diabetes do tipo 2, frequentemente associada a doenças hepáticas ou inflamações.
-
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre três e quatro milhões de pessoas contraem hepatite C a cada ano, sendo que em 70% dos casos a doença torna-se crónica, podendo provocar cirrose ou cancro do fígado.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: