domingo, 18 de outubro de 2009

Alergia alimentar pode afectar emoções e vida escolar da criança

-
Segundo investigadores da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, a alergia alimentar é uma doença crónica difícil de controlar que afecta a qualidade de vida das crianças em várias partes da sua vida.
-
A equipa de especialistas destacou durante o Congresso Brasileiro de Pediatria que as restrições na dieta e o risco de desenvolver reacções provocam um impacto negativo na qualidade de vida, especialmente nos aspectos emocional e escolar das crianças.
-
Através de entrevistas a 86 pais de pacientes com alergia alimentar a equipa de investigadores notou que o aspecto emocional pesou mais nesses pacientes, seguido de aspectos escolares, físicos e sociais. Foi ainda notado que os prejuízos escolares eram mais notórios consoante o aumento da faixa etária.
-
No aspecto emocional foi observado por parte dos investigadores que apenas 6,5% não tinham dificuldades nesse sentido, enquanto 35% eram nervosos, teimosos, agressivos e inquietos. Cerca de um quarto apresentava tristeza e egoísmo por privação alimentar, quase um quarto tinha dificuldade e resistência à nova dieta, e mais de 10% tinham preocupações, ansiedade e insegurança. No que concerne à vida escolar, 35% tinham dificuldade de concentração, baixo rendimento e dispersão, sendo que 12% faltavam às aulas frequentemente.~
-
Em relação aos aspectos físicos e sociais os especialistas destacaram que cerca de 40% tinham dificuldades, embora tenham sido relatados alguns problemas em relação aos factores físicos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: