domingo, 18 de outubro de 2009

Comer muita gordura durante a gravidez pode comprometer o fígado do bebé

-
Segundo um estudo efectuado pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, o consumo elevado de gordura durante a gravidez pode levar o bebé ter graves problemas no fígado.
-
Os resultados da pesquisa revelaram a existência de uma associação entre uma alimentação rica em gorduras durante a gestação e os riscos do filho vir a desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica, uma condição associada à obesidade e marcada pela acumulação de gordura no fígado.
-
Testes efectuados com ratos revelaram os mecanismos implicados nessa relação, tendo as análises demonstrado que o metabolismo mitocondrial no fígado, a expressão de determinados genes, o stress oxidativo e alguns mecanismos inflamatórios estavam associados ao desenvolvimento e progressão da doença nos filhotes expostos ao consumo materno de gordura na gestação e lactação.
-
Os investigadores pretendem agora prosseguir o estudo de forma a compreender melhor as razões desta relação, e assim conseguir prevenir o desenvolvimento da doença hepática.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: