domingo, 18 de outubro de 2009

Gestante pode transmitir cancro para o bebé no útero

-
De acordo com um estudo britânico, em certos casos é possível que as células cancerosas da mãe possam atravessar a placenta e "infectar" os bebés saudáveis ainda no útero. Apesar de ser um caso raro, é estudado há mais cem anos, tendo esta nova pesquisa indicado que, pelo menos em um dos casos, as defesas imunes do bebé não foram capazes de destruir as células cancerosas de leucemia como se acreditava anteriormente.
-
Segundo os autores do estudo existem 17 casos documentados de mães e filhos que aparentam serem vítimas do mesmo cancro, leucemia e melanoma. Num artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences foi relatado o caso de uma japonesa e respectivo filho, ambos com leucemia, avaliados com técnicas avançadas de identificação genética que apontaram a mutação genética cancerosa idêntica em ambos, indicando a transmissão do cancro.
-
Os investigadores teriam comprovado que o gene não poderia ter sido herdado da mãe, especulando que essa transmissão ocorrida pela placenta foi possível devido à ausência de um determinado material genético nas células cancerosas, fazendo com que passassemdespercebidas pelo sistema imunológico da criança.
-
Apesar destes resultados os investigadores salientam a importância de se realizarem mais estudos, até para ser desenvolvida uma abordagem prática para o fortalecimento das defesas dos bebés e a sua cura.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: