quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Diarreia mata 1,5 milhões de crianças por ano

-
Quase uma em cada cinco mortes de crianças é causada por diarreia, tirando anualmente mais vidas no mundo do que a sida, a malária e o sarampo juntos.
-
O alerta surge num novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), efectuando um plano que visa o controlo da diarreia, considerada a segunda causa de mortalidade nas crianças.
-
"É trágico constatar que a diarreia mata 1,5 milhões de crianças por ano, segundo as estimativas", afirmou Ann Veneman, directora-geral da Unicef durante a apresentação do documento intitulado "Diarreia: Por que ainda morrem as crianças e o que pode ser feito".
-
Segundo dados divulgados apenas 39% das crianças que sofrem de diarreia nos países em desenvolvimento recebe o tratamento recomendado pelas duas organizações.
-
Apesar de haver algum progresso ao nível da prevenção, nomeadamente na administração de suplementos à base de vitamina A, na vacina contra o sarampo, acesso a água potável e na amamentação, existe muito por fazer. A vacina contra o rotavírus não se encontra disponível na maioria dos países em desenvolvimento onde é necessário melhorar o abastecimento de água potável, o saneamento e o aleitamento materno.
-
Em relação aos tratamentos, as crianças precisam da substituição de fluidos para prevenir a desidratação, bem como de suplementos de zinco, que são escassos.Importante é também a alimentação contínua onde se inclui a amamentação e o uso de fluidos apropriados no lar caso não esteja disponível a recomendada solução de reidratação oral.
-
Das medidas preventivas constam a vacinação contra o rotavírus e o sarampo, o fomento da amamentação em regime exclusivo e a administração de suplementos à base de vitamina A, a lavagem das mãos com sabão, a melhoria da quantidade e da qualidade da água, incluindo o seu armazenamento e tratamento no lar, e o fomento do saneamento básico municipal.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: