terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dieta mediterrânica pode ajudar contra depressão

-
A dieta mediterrânica apresenta vários benefícios para a saúde. Fortemente relacionada com a redução do risco de doenças cardiovasculares, este tipo de dieta mostrou ter efeitos protectores contra a depressão num estudo publicado na edição de Outubro do Archives of General Psychiatry, uma das publicações da Associação Médica Americana.
-
Avaliando mais de 10 mil pessoas, a equipa de investigadores das Universidades de Las Palmas e de Navarra observou os dados dos questionários preenchidos entre 1999 e 2005 sobre a dieta dos participantes.
-
A equipa de cientistas calculou a adesão à dieta mediterrânica baseando-se em nove itens: maior ingestão de gorduras monosaturadas em comparação às saturadas, consumo moderado de álcool e lacticínios, baixa ingestão de carne vermelha e elevado consumo de legumes, frutas, oleaginosas (como nozes e castanhas), cereais e peixes.
-
Após acompanharem os voluntários durante cerca de quatro anos, os investigadores identificaram 480 novos casos de depressão, tendo a maioria deles ocorrido em mulheres. Aqueles que adoptaram uma dieta mediterrânica apresentaram um risco 30% inferior de desenvolver depressão, segundo os cientistas.
-
Para chegar aos resultados foram ajustados outros factores influenciáveis tais como o estilo de vida, estado civil, doenças crónicas e uso de antidepressivos.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: