domingo, 18 de outubro de 2009

Uso abusivo de álcool pode diminuir expectativa de vida

-
Segundo uma revisão publicada na revista científica The Lancet, a utilização nociva e a dependência do álcool podem diminuir a expectativa de vida das pessoas em até dez anos.
-
Do ponto de vista da saúde, o consumo nocivo de bebidas alcoólicas provoca consequências prejudiciais ao sistema nervoso central e cardiovascular, para além de estar associado à incidência de cancro e doenças hepáticas.
-
Entre os problemas diagnosticados encontram-se a amnésia derivada do uso de álcool, défices cognitivos temporários, risco de desenvolvimento de arritmias e cardiomiopatia, incidência de gastrite hemorrágica, pancreatite e alterações hepáticas, entre outras.
-
As consequências mais graves reflectem-se na taxa de mortalidade, principalmente devido a doenças cardiovasculares e cancros, representando entre 2% e 4% de todas as mortes entre adultos.
-
Sobre os tratamentos dos pacientes, os resultados revelam que de 50% a 60% dos alcoólicos tornam-se abstinentes ou melhoram de forma substancial após um ano de tratamento. Para além disso, menos de 5% desenvolve uma crise ou um estado de confusão grave durante o período de abstinência.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: